O Dr.Darrell Robinson é Livro VTIautor de vários livros, dos quais quatro estão publicados em português: Vida Total da Igreja, Seus Maravilhosos Dons, Pessoas Compartilhando Jesus e Evangelismo Sinérgico.

O livro "Vida Total da Igreja" só veio a ser publicado depois de testado na prática, por muitos anos nos vários pastorados exercidos pelo   Dr. Darrell Robinson  nos Estados Unidos. Todas as igrejas que Deus tem colocado sob o seu pastorado tem crescido tremendamente espiritual e numericamente. Entre os pastorados desse servo de Deus, destaca-se a Primeira Igreja Batista de Pasadena, no Texas, que experimentou um extraordinário crescimento em sete anos, passando de 400 membros para 4000 membros. Por muitos anos o Dr.Darrell Robinson foi escrevendo apostilas e aplicando os princípios de "Vida Total da Igreja" emseus pastorados, até que, finalmente, foi desafiado a colocar toda a sua experiência num livro.

Hoje o Ministério de Vida Total da Igreja está muito bem estabelecido nos Estados Unidos e em várias partes do mundo.Temos o livro VTI em seis idiomas: Inglês, Português, Espanhol, Italiano, Romeno e Barrassa (Indonésia). O Dr.Darrell Robinson tem feito conferências nos cinco continentes, e um número cada vez maior de igrejas, pastores e líderes se envolvem com a "simplicidade" e "praticidade" desta estratégia.  A pedido da Convenção Batista Brasileira o livro VTI foi traduzido e lançado como livro do ano na Assembléia da Convenção Batista Brasileira, em Recife, em 2002,  atendendo a ênfase daquele ano que era "A Capacitação do Cristão", com o tema: "PREPARADOS PARA SERVIR".  Portanto, Vida Total da Igreja não é teoria, mas prática, a experiência transformada em um livro. A estratégia de Vida Total da Igreja nada mais é do que um retorno ao modelo de igreja do Novo Testamento. Por isso, o subtítulo do livro: "Uma estratégia para o século 21 inspirada no modelo de igreja do primeiro século"

Desde 1982, quando o Dr.Darrell Robinson esteve no Brasil pela primeira vez, tenho estado ao seu lado e por várias vezes estive nos Estados Unidos visitando o seu lar e suas igrejas, e tenho constatado o seu profundo amor pelas almas perdidas. Ele não é somente um professor de evangelismo, um teórico do evangelismo, mas um evangelista que tem verdadeira paixão pelas almas perdidas, que não se cala em nenhuma circunstância. Ele vive o que ensina nos Seminários de Vida Total da Igreja.

Tenho aplicado a estratégia de Vida Total da Igreja em todos os meus pastorados desde 1982 quando participei do primeiro Seminário VTI realizado na PIB de São Paulo. Em 2002 o Dr. Darrell Robinson me convidou para ser o Coordenador voluntário do ministério VTI no Brasil. Aceitei com alegria o imenso desafio por entender que VTI é uma ferramenta simples e muito necessária e que muito abençoaria as nossas igrejas, pastores e líderes.