Como dissemos, Vida Total da Igreja não é um programa e sim uma estratégia.

Para serem implementados na igreja, os princípios VTI precisam estar primeiramente sendo vividos e demonstrados na vida do pastor ou do líder. Um estudo  acurado do livro, individualmente ou em grupo, será suficiente para que se assimile os princípios e as estratégias propostas.

Mas, o ideal seria participar de um seminário Vida Total da Igreja, onde se podem compartilhar experiências práticas na aplicação desses princípios. Ao participar de um seminário Vida Total da Igreja, a pessoa receberá um certificado de conclusão do curso que o credenciará a ensinar VTI, pois este é um ministério de multiplicadores. Receberão o certificado aqueles que completarem o mínimo de 75% da carga horária do Seminário ministrado. Disponibilizamos aos multiplicadores um CD-ROM com os treze capítulos do livro VTI em PowerPoint.

Desde que os princípios básicos de VTI estejam sendo vivenciados e demonstrados em sua própria vida, o próximo passo será promover um seminário de VTI para a liderança da igreja, ou um grupo de 5, 10 ou 15 pessoas interessadas e prontas a assumir compromissos na implementação da estratégia VTI na igreja local.

Periodicamente, pode se promover seminários de Vida Total da Igreja para grupos pequenos ou para toda a igreja.

A partir deste ponto, o envolvimento da igreja se dará natural e gradativamente na proporção em que os envolvidos demonstram em suas próprias vidas os princípios assimilados em Vida Total da Igreja.

Além do livro texto de Vida Total da Igreja, disponibilizamos no site VTI, o "Manual do Instrutor" para download gratuito, com muitas orientações e testemunhos de como implementar VTI em sua igreja, Associação ou Convenção. Clique aqui para baixar o arquivo em pdf