Vida Total da Igreja, por não ser um programa de crescimento de igreja e porque não propõe nenhuma mudança estrutural e eclesiológica, não necessita de um período de transição.

Mas, o pastor precisa tomar cuidado para não atropelar o processo de assimilação dos princípios contidos em VTI. Por isso, sugerimos que o pastor participe de um Seminário VTI, e procure absorver em sua própria vida os princípios e estratégias ministrados, para depois ensinar a igreja.

É preciso assimilar e viver os princípios antes de implentamentá-los. Muitas vezes o pastor. ao voltar para sua igreja, "atropela" completamente o processo de implementação da estratégia de VTI por causa da precipitação

Tenho participado de muitos treinamentos e encontros excelentes, que oferecem extraordinárias ferramentas para o crescimento da igreja. Depois de participar de algum seminário muito bom, conhecer materiais de boa qualidade e ouvir testemunhos eloquentes sobre  o crescimento que as igrejas envolvidas naquele programa estão experimentando, geralmente saímos do encontro entusiasmados e cheios de vibração, tendo a sensação de que, enfim, descobrimos a fórmula ideal para o crescimento de nossa igreja. Começamos a usar o material parcialmente e a demonstrar à igreja que encontramos a "fórmula" infalível de crescimento. Muitas vezes este procedimento resulta em frustração para o pastor e para a igreja.

Vida Total da Igreja não propõe mudanças, pois quanto mais mudanças estruturais e eclesiológicas um programa propõe, mais difícil será a sua implementação. Mas, se o pastor ou líder assimilar e absorver os princípios em sua vida, poderá contagiar e motivar a sua liderança, e posteriormente, toda a igreja. Assim é Vida Total da Igreja.