Autor: Pastor Odilon dos Santos Pereira
Coordenador do Ministério VTI no Brasil e Países de Língua Portuguesa

VIDA TOTAL DA IGREJA NÃO É MAIS UM PROGRAMA

Vida Total da Igreja não é mais um programa de crescimento de igreja. É, antes, uma estratégia que ajudará a igreja a alcançar a sua comunidade através de um Evangelismo Contextualizado. 

Quando a igreja é focalizada em uma estratégia, ela mantém os programas e atividades girando em torno do propósito maior, que é salvação do mundo. Vida Total da Igreja se lastreia em um tripé de três "E"s, que resumem o propósito da igreja:

Exaltar o Salvador
Equipar os Santos
Evangelizar o Pecador

O foco central de Vida Total da Igreja está na saúde espiritual do corpo, a Igreja. O versículo básico é Colossenses 1:18 "...Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que EM TUDO TENHA A PREEMINÊNCIA". O corpo é sadio quando vive em plena submissão à cabeça, Cristo. Sendo a igreja sadia, ela naturalmente alcançará pessoas e crescerá. O crescimento da igreja é um resultado, não uma meta.

O Dr.Darrell Robinson é Livro VTIautor de vários livros, dos quais quatro estão publicados em português: Vida Total da Igreja, Seus Maravilhosos Dons, Pessoas Compartilhando Jesus e Evangelismo Sinérgico. 

O livro "Vida Total da Igreja" só veio a ser publicado depois de testado na prática, por muitos anos nos vários pastorados exercidos pelo   Dr. Darrell Robinson  nos Estados Unidos. Todas as igrejas que Deus tem colocado sob o seu pastorado tem crescido tremendamente espiritual e numericamente. Entre os pastorados desse servo de Deus, destaca-se a Primeira Igreja Batista de Pasadena, no Texas, que experimentou um extraordinário crescimento em sete anos, passando de 400 membros para 4000 membros. Por muitos anos o Dr.Darrell Robinson foi escrevendo apostilas e aplicando os princípios de "Vida Total da Igreja" emseus pastorados, até que, finalmente, foi desafiado a colocar toda a sua experiência num livro.

Hoje o Ministério de Vida Total da Igreja está muito bem estabelecido nos Estados Unidos e em várias partes do mundo.Temos o livro VTI em seis idiomas: Inglês, Português, Espanhol, Italiano, Romeno e Barrassa (Indonésia). O Dr.Darrell Robinson tem feito conferências nos cinco continentes, e um número cada vez maior de igrejas, pastores e líderes se envolvem com a "simplicidade" e "praticidade" desta estratégia.  A pedido da Convenção Batista Brasileira o livro VTI foi traduzido e lançado como livro do ano na Assembléia da Convenção Batista Brasileira, em Recife, em 2002,  atendendo a ênfase daquele ano que era "A Capacitação do Cristão", com o tema: "PREPARADOS PARA SERVIR".  Portanto, Vida Total da Igreja não é teoria, mas prática, a experiência transformada em um livro. A estratégia de Vida Total da Igreja nada mais é do que um retorno ao modelo de igreja do Novo Testamento. Por isso, o subtítulo do livro: "Uma estratégia para o século 21 inspirada no modelo de igreja do primeiro século"


Desde 1982, quando o Dr.Darrell Robinson esteve no Brasil pela primeira vez, tenho estado ao seu lado e por várias vezes estive nos Estados Unidos visitando o seu lar e suas igrejas, e tenho constatado o seu profundo amor pelas almas perdidas. Ele não é somente um professor de evangelismo, um teórico do evangelismo, mas um evangelista que tem verdadeira paixão pelas almas perdidas, que não se cala em nenhuma circunstância. Ele vive o que ensina nos Seminários de Vida Total da Igreja.

Tenho aplicado a estratégia de Vida Total da Igreja em todos os meus pastorados desde 1982 quando participei do primeiro Seminário VTI realizado na PIB de São Paulo. Em 2002 o Dr. Darrell Robinson me convidou para ser o Coordenador voluntário do ministério VTI no Brasil. Aceitei com alegria o imenso desafio por entender que VTI é uma ferramenta simples e muito necessária e que muito abençoaria as nossas igrejas, pastores e líderes.


Como diz o Dr.Billy Graham no prefácio, "o livro VTI é dotado de uma estratégia prática, que ajuda qualquer igreja a cumprir plenamente o seu propósito evangelístico".

De fato, qualquer igreja, independente do seu tamanho, programa ou estilo que adota, poderá aplicar a estratégia de Vida Total da Igreja. Não há necessidade de um período de "transição", visto que VTI não sugere nenhuma mudança na estrutura da igreja, nem na sua eclesiologia. Os princípios são aplicados dentro daquilo que a igreja é, e dentro da estrutura que já possui. 

O treinamento e envolvimento dos crentes na obra da evangelização se dão de forma gradativa.  VTI é uma retomada da visão de evangelismo que a igreja do primeiro século tinha e o acender do entusiasmo da igreja na proclamação do evangelho.

É despertar em cada crente o desejo de ganhar almas para Cristo, mas também oferecer treinamento adequado e prático, de modo que a evangelização seja não um programa, mas um estilo de vida.

Toda a estratégia de Vida Total da Igreja se baseia em princípios bíblicos. Eles são universais e, portanto, funcionam em qualquer cultura.

CrescimentoEste foi o título do artigo que o Pr.Salovi Bernardo escreveu quando o Pr.Odilon S. Pereira assumiu o Ministério Vida Total da Igreja em 2002.Vale a pena conferir!

Pastor Salovi Bernardo
"Está aberta uma nova oportunidade para o desenvolvimento de uma estratégia de crescimento da igreja do século XXI, baseada na experiência da Igreja do Primeiro Século.

A Convenção Batista Brasileira dedicou o ano 2002 à ênfase da Capacitação do Cristão, com o tema, PREPARADOS PARA SERVIR e publicou, para apoiar o desafio da Capacitação do Cristão, o livro do Dr. Darrell Robinson "A Vida Total da Igreja, Uma Estratégia para o século 21 - Inspirada no modelo de Igreja do primeiro século".

O referido livro é, na realidade, o conteúdo do curso oferecido nos Seminários da Vida Total da Igreja, realizado pelo Pr. Darrell Robinson nos Estados Unidos e em várias partes do mundo e que agora ele se dispôs a realizar no Brasil.

O Pr. Odilon dos Santos Pereira, foi convidado por ele para coordenar os seminários no Brasil, o que ele já começou a fazer com muito êxito, como se pode ver pelos seguintes dados: Seminários realizados em novembro de 2002: a) Acampamento de Sumaré - SP no Encontro de Associações, com a presença de 70 lideres, b) Seminário realizado no templo da Igreja Batista de Perdizes São Paulo SP, com 160 participantes inclusive, com a participação de pastores de Mato Grosso, Santa Catarina e Pernambuco e de um representante da Convenção Batista de Angola, c) Conferência sobre a Vida Total da Igreja no templo da Quarta Igreja Batista de Macaé RJ, para a igreja local e da região e Conferência para pastores, d) Segunda Igreja Batista do Plano Piloto – Brasília DF, Conferencias para a Igreja local e igrejas da região e conferencia para pastores. Participaram destes seminários e conferências cerca de 590 pessoas, pastores e leigos.

Já estão sendo agendados cerca de 7 outros seminários de Vida Total da Igreja em vários Estados brasileiros a serem realizados com a presença do Dr. Darrell Robinson ou pela equipe do Brasil.

Tive oportunidade de participar, juntamente com minha esposa Cenyra, do Seminário realizado em Perdizes, assistindo todas as preleções e recebendo todo o material, aliás, de ótima qualidade, confirmando, assim, mais uma vez a importância desta estratégia que permite a qualquer igreja adotá-la e a qualquer pastor desenvolvê-la em sua igreja, visto que sua tônica não é a mudança de estrutura, de metodologias, mas de atitude e de compromisso de Exaltar o Salvador, Equipar os Santos e Evangelizar o Pecador.

Estou deveras entusiasmado com a disponibilização deste notável recurso de mobilização das igrejas , dos crentes e dos pastores para um real desafio de promover o crescimento da igreja, começando pelo crescimento da visão do crente em relação ao seu privilégio de servir a Cristo e, através desse serviço, promover a salvação dos pecadores.

Estimulo os Secretários das Convenções Estaduais e líderes das Associações a que façam contato com o Pr. Odilon e conheçam como poderiam agendar, para os próximos anos, um Seminário VTI em seu campo, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo."

MobilizaçãoVida Total da Igreja em sua estratégia de envolvimento, ajuda na mobilização de toda a igreja para a ação.

Muita importância é dada ao leigo e oferece muitas ferramentas para o engajamento de todos no Corpo de Cristo. Descobrir os dons e usá-los de forma efetiva para edificação de todo o corpo e para alcançar o perdido é fundamental para se ter uma igreja sadia.

O livro "Seus Maravilhosos Dons", escrito pelo Dr.Darrell Robinson é uma excelente ferramenta que VTI disponibiliza para orientar os crentes nesse propósito.

A formação de grupos pequenos são estimulados, oferecendo instruções em como liderá-los e transformá-los em meio de edificação e também de alcance do perdido. O Manual de NEBs - Núcleos de Estudos Bíblicos, do Pastor Odilon Pereira está disponível no site VTI para download gratuito. Clique aqui

O livro "Pessoas Compartilhando Jesus" é outra excelente ferramenta a disposição das igrejas. É um livro que instrui o crente a compartilhar a sua fé de uma maneira efetiva e não ameaçadora. Em todo Seminário VTI que é realizado há a prática do evangelismo, quando todos os treinados saem às ruas para compartilhar Jesus de casa em casa, e todos retornam ao templo com muita alegria e júbilo "trazendo consigo os seus molhos" como lemos em Salmos 126.6.

O último livro do Dr. Darrell Robinson lançado no Brasil, é Evangelismo Sinérgico, uma excelente ferramenta a disposição das igrejas, que muito ajudará na conscientização e mobilização dos crentes para a obra da evangelização. Analisa as cinco técnicas de evangelização utilizadas, de forma sinérgica, pela igreja primitiva no livro de Atos. São elas: Proclamação Pública, Ministério de Ação Social, Eventos Atrativos, Saturação Geográfica e Evangelismo Pessoal.

Como dissemos, Vida Total da Igreja não é um programa e sim uma estratégia.

Para serem implementados na igreja, os princípios VTI precisam estar primeiramente sendo vividos e demonstrados na vida do pastor ou do líder. Um estudo  acurado do livro, individualmente ou em grupo, será suficiente para que se assimile os princípios e as estratégias propostas.

Mas, o ideal seria participar de um seminário Vida Total da Igreja, onde se podem compartilhar experiências práticas na aplicação desses princípios. Ao participar de um seminário Vida Total da Igreja, a pessoa receberá um certificado de conclusão do curso que o credenciará a ensinar VTI, pois este é um ministério de multiplicadores. Receberão o certificado aqueles que completarem o mínimo de 75% da carga horária do Seminário ministrado. Disponibilizamos aos multiplicadores um CD-ROM com os treze capítulos do livro VTI em PowerPoint.

Desde que os princípios básicos de VTI estejam sendo vivenciados e demonstrados em sua própria vida, o próximo passo será promover um seminário de VTI para a liderança da igreja, ou um grupo de 5, 10 ou 15 pessoas interessadas e prontas a assumir compromissos na implementação da estratégia VTI na igreja local.

Periodicamente, pode se promover seminários de Vida Total da Igreja para grupos pequenos ou para toda a igreja.

A partir deste ponto, o envolvimento da igreja se dará natural e gradativamente na proporção em que os envolvidos demonstram em suas próprias vidas os princípios assimilados em Vida Total da Igreja.

Além do livro texto de Vida Total da Igreja, disponibilizamos no site VTI, o "Manual do Instrutor" para download gratuito, com muitas orientações e testemunhos de como implementar VTI em sua igreja, Associação ou Convenção. Clique aqui para baixar o arquivo em pdf

Vida Total da Igreja, por não ser um programa de crescimento de igreja e porque não propõe nenhuma mudança estrutural e eclesiológica, não necessita de um período de transição.

Mas, o pastor precisa tomar cuidado para não atropelar o processo de assimilação dos princípios contidos em VTI. Por isso, sugerimos que o pastor participe de um Seminário VTI, e procure absorver em sua própria vida os princípios e estratégias ministrados, para depois ensinar a igreja.

É preciso assimilar e viver os princípios antes de implentamentá-los. Muitas vezes o pastor. ao voltar para sua igreja, "atropela" completamente o processo de implementação da estratégia de VTI por causa da precipitação

Tenho participado de muitos treinamentos e encontros excelentes, que oferecem extraordinárias ferramentas para o crescimento da igreja. Depois de participar de algum seminário muito bom, conhecer materiais de boa qualidade e ouvir testemunhos eloquentes sobre  o crescimento que as igrejas envolvidas naquele programa estão experimentando, geralmente saímos do encontro entusiasmados e cheios de vibração, tendo a sensação de que, enfim, descobrimos a fórmula ideal para o crescimento de nossa igreja. Começamos a usar o material parcialmente e a demonstrar à igreja que encontramos a "fórmula" infalível de crescimento. Muitas vezes este procedimento resulta em frustração para o pastor e para a igreja.

Vida Total da Igreja não propõe mudanças, pois quanto mais mudanças estruturais e eclesiológicas um programa propõe, mais difícil será a sua implementação. Mas, se o pastor ou líder assimilar e absorver os princípios em sua vida, poderá contagiar e motivar a sua liderança, e posteriormente, toda a igreja. Assim é Vida Total da Igreja.

ResultadoNa proporção que os princípios e estratégias de Vida Total da Igreja forem sendo absorvidos pela igreja, ela estará cada vez mais consciente de que Jesus é o Senhor da igreja.

Ela se tornará mais submissa a Jesus, a cabeça, e em obediência a Ele, buscará cumprir a Grande Comissão. Como diz o Dr. Darrell Robinson, "o objetivo de uma igreja é ser o corpo de Cristo - cheio da vida de Cristo.

É um corpo cheio de Cristo, vivo numa comunidade, irradiando a glória da presença de Jesus nela habitando.

Torna-se a luz do mundo e o sal da terra. Os raios de sua luz penetram em cada nível obscurecido pelo pecado da vida moral e espiritual de uma comunidade.

Sua influência penetrante se difunde pela sociedade. Uma igreja deve ser o corpo local de Cristo". (VTI pg. 43)